Conselhos e sugestões
Algumas sugestões que devem ter em consideração, e que se podem traduzir em grandes economias.
- Água Quente Sanitária
- Não utilize a água demasiado quente;
- Ajuste o termóstato do esquentador ou da caldeira para a temperatura correcta de consumo. Se a água estiver demasiado quente, terá de a misturar com água fria, e assim consumirá gás e água inutilmente;
- Utilize o duche em vez de tomar banho de imersão. É mais económico e higiénico;
- Cozinha
- Ao cozinhar, regule a chama de modo a que não saia para além do fundo dos recipientes;
- Mantenha os recipientes fechados, sempre que possível. Assim, a cocção será mais rápida;
- Não saia de casa deixando recipientes ao lume;
- Aquecimento Central
- Instale um sistema de regulação automática da temperatura com termóstato de ambiente. Com este sistema, a caldeira só funcionará quando a temperatura descer abaixo da que você deseja manter em sua casa. Coloque este dispositivo na divisão da casa que você queira usar como referência;
- Como medida adicional, recomendamos que este sistema possibilite a sua programação horária, isto é, que se possam programar os períodos de funcionamento e de repouso. Se já dispõe de um sistema de este tipo, programe-o em função das suas necessidades diárias;
- Se dispõe de termóstato ambiente, regule a temperatura da caldeira para a posição máxima e regule o termóstato de modo a ter uma temperatura de conforto adequada, que não deverá ultrapassar os 20º C;
- Não tape os radiadores com móveis, roupa ou cortinas, porque isto reduzirá enormemente a sua eficiência térmica e aumentará o consumo de gás;
- Impeça que o calor saia pelas portas e janelas. Mantenha-as bem fechadas e utilize materiais isolantes que comuniquem com o exterior;
- Ao ventilar a casa, empregue apenas o tempo estritamente necessário e desligue o aquecimento enquanto esta operação durar;
- Aproveite toda a energia solar que puder, permitindo que os raios solares entrem em sua casa;
- Não utilize os radiadores para secar a roupa ou as toalhas de banho;
- Se não deseja desligar o aquecimento durante a noite, regule o termóstato para os 15ºC ou programe-o para que baixe automaticamente a partir de uma determinada hora (se este for do tipo programável);
- Se está ausente por longos períodos de tempo (férias), desligue a caldeira e feche as válvulas de gás
